segunda-feira, 15 de junho de 2009

Por um ambiente inteiro! Política de meio ambiente para a UFES.



Não é de se surpreender que, começando pela sua própria localização, a nossa universidade tenha a questão ambiental como uma pauta de suma importância. Todos sabem que o campus de Goiabeiras da UFES foi construído em cima de um manguezal que foi aterrado. Em volta da nossa universidade ainda existem áreas remanescentes de mangue que, apesar do avanço da mancha urbana, ainda mantém algumas das características que o tornam um ecossistema tão rico e merecedor de preservação.

Todos queremos que a universidade cresça, que tenha mais salas de aula, mais vagas e professores. Porém, acreditamos que o crescimento não deve vir a qualquer custo. Queremos que esse crescimento seja acompanhado de uma preocupação ambiental que garanta a manutenção dos espaços mais arborizados e o plantio de novas árvores de sombra para manter a temperatura agradável da universidade.
A questão do lixo na universidade também merece a nossa atenção. Utilizamos um grande volume de papéis, que em vez de serem direcionados para a reciclagem, acabam se misturando com o lixo orgânico e outros tipos de materiais que não podem ser reciclados. É preciso direcionar esse material a uma cooperativa de catadores que recicle o lixo.


Propomos:


- Luta pela recuperação do mangue no entorno do campus de Goiabeiras

- Parceria com as escolas da comunidade para implantação de um projeto de educação ambiental com estudantes de cursos como Ciências Biológicas, Oceanografia e Geografia, que estudam esse ecossistema.

- Apoio para projetos que incentivam o cultivo de hortas comunitárias e medicinais na UFES

- Comida orgânica no RU! Além de ser mais barata e saudável, incentiva a agricultura familiar!

- Fim do corte de árvores no campus! Por um campus mais verde!

- Projeto de coleta seletiva do lixo que garanta a separação dos resíduos no momento do recolhimento!
Alguma proposta? Dúvida? Idéia?
Comente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário